Manual Digital

Inicial

Manual Digital Secção Actual: Manual Digital
Manual Digital
Secção 2: Documentos
Documentos

Secção 3: Software
Software

 
 
Informação On Line
Página Inicial


Manual Digital


Prefácio

As limitações do corpo são traiçoeiras e por vezes quase incapacitantes, mas a inteligência humana já provou que não são imbatíveis. Esta batalha é muito evidente no campo das Tecnologias de Informação, principalmente porque o acesso ao trabalho passa actualmente pela utilização destas tecnologias.

A integração de pessoas com deficiências no mercado de trabalho é muitas vezes condicionada pelo desconhecimento das adaptações e alternativas que podem ser colocadas à disposição destas pessoas, para realizar tarefas que à partida poderiam parecer difíceis ou impossíveis de realizar, devido às suas limitações funcionais. Há também necessidade de compreender que as barreiras num local de trabalho podem não ser apenas físicas, estendendo-se a um sector fundamental: o suporte da informação.

Neste Manual pretende-se alertar e informar sobre as soluções existentes no domínio das Tecnologias de Informação para pessoas com deficiências; falar do cuidado a ter na escolha do Software de trabalho e na Acessibilidade da documentação, incluindo a disponibilizada na Internet ou nas Intranets.

A ênfase desta abordagem, como não poderia deixar de ser, centra-se na Ergonomia e na Acessibilidade do Ambiente de Trabalho, na perspectiva de quem tem necessidades especiais. O problema aqui não é a deficiência ou a limitação da actividade, mas sim a necessidade de contornar ou eliminar as barreiras das Tecnologias de Informação utilizadas no trabalho.

A situação das pessoas com dificuldades cognitivas ao nível da escrita e da leitura não foi abordada neste Manual, contudo esta população também pode utilizar as Tecnologias de Informação, nomeadamente com o recurso a teclados de conceitos, programas de comunicação pictográfica ou a soluções de interacção e informação mais simples.

É importante lembrar que a perda de capacidades físicas e sensoriais não são sempre congénitas; e que o problema da integração laboral não se coloca apenas no início da actividade profissional.

Em muitos casos a deficiência é adquirida na idade adulta, quando a pessoa já está a trabalhar - ou porque está a trabalhar. Em ambos os casos, a prevenção da deficiência, a reintegração e a adaptação dos postos de trabalho são assuntos que dizem respeito a qualquer organização que não possua nos seus quadros trabalhadores com deficiência.

É preciso também ter em conta que há legislação internacional e nacional em permanente evolução e aproximação, tanto no domínio da Reabilitação como no da Sociedade da Informação, que exigem uma maior preocupação com a Acessibilidade das Tecnologias de Informação, nomeadamente no contexto do trabalho. Esta não deve ser ignorada e é para ela que este Manual pretende alertar.

Para que este Manual possa, ele próprio, constituir um exemplo da preocupação defendida, o conteúdo é disponibilizado também num formato digital, em suporte CD-ROM, que inclui vários programas informáticos gratuitos, destinados a tornar o computador mais acessível a pessoas com deficiência.

Qualquer organização interessada em disponibilizar Tecnologias de Informação acessíveis a trabalhadores ou clientes com deficiência poderá encontrar aqui informação bastante pertinente. Esta será particularmente importante para instituições da Administração Pública, organismos governamentais responsáveis pela aquisição de tecnologias e serviços para o Estado, empresas que desenvolvem e fornecem serviços e Tecnologias de Informação, gestores de recursos humanos de grandes empresas, centros de reabilitação profissional vocacionados para pessoas com deficiência e, obviamente, para trabalhadores com deficiência.

A concretização desta iniciativa em prol da melhoria das condições de trabalho de pessoas com deficiência foi possível com o interesse, a colaboração e o apoio do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT), contribuindo desta forma para os objectivos do Programa Nacional para a Participação dos Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação.


Eng.º Francisco Godinho

fim da ficha[topo]

 

Índice

Índice por Capítulo

1. A oportunidade das Tecnologias de Informação na integração laboral das pessoas com deficiência

2. Acessibilidade nas empresas de Tecnologias de Informação

3. Depoimentos

3.1 Guia para depoimentos e entrevistas
3.2 Depoimentos

4. Tecnologias de Acesso ao Computador
4.1 Funcionalidades de Acessibilidade do Sistema Operativo
4.2 Ajudas Técnicas

5. Ergonomia e adaptações de Postos de Trabalho
5.1 Problemas em Postos de Trabalho com computador
5.2 O que é Ergonomia?

5.3 Intervenção e Design Inclusivo
5.4 Exemplos

6. Acessibilidade do Software de trabalho

6.1 Acessibilidade, Saúde e Usabilidade
6.2 Acessibilidade e deficiência

7. Acessibilidade dos conteúdos na Internet e Intranet
7.1 Iniciativas para a Acessibilidade da Web
7.2 Nove conselhos para a Acessibilidade de um sítio Web

8. Acessibilidade à documentação
8.1 Manipulação da documentação impressa em papel

8.2 Acessibilidade à documentação disponibilizada em formato digital

9. Legislação
9.1 Apoios e incentivos às empresas que empregam pessoas com deficiência

9.2 Financiamento de Ajudas Técnicas para pessoas com deficiência
9.3 Regulamentação respeitante ao trabalho com equipamentos dotados de visor
9.4 Regulamentação respeitante à Acessibilidade dos conteúdos na Internet


10. Recursos na Internet

10.1 Geral
10.2 Acessibilidade nas empresas de Tecnologias de Informação
10.3 Depoimentos
10.4 Ajudas Técnicas
10.5 Ergonomia
10.6 Acessibilidade ao Software
10.7 Acessibilidade dos conteúdos na Internet e Intranet

11. Conteúdos do CD-ROM

11.1 Documentos aprofundados sobre Acessibilidade
11.2 Programas do CD-ROM

12. Referências Bibliográficas

fim da ficha[topo]

 

Índice por Capítulo

fim da ficha[topo]

 

## fim da página Manual Digital

IDICT | Portugal em Acção | UTAD | CERTIC/UTAD