Manual Digital

Capítulo 11

Manual Digital Secção Actual: Manual Digital
Manual Digital
Secção 2: Documentos
Documentos
Secção 3: Software
Software
 
 
Informação On Line
Página Inicial


Capítulo 11


Capítulo 11:

Conteúdos do CD-ROM

Sumário

Para além da versão digital deste Manual, o CD-ROM que o acompanha inclui alguns documentos de Acessibilidade e 25 programas de Software nas áreas do Acesso ao Computador, à Internet e da Ergonomia.

Este Manual possui como anexo um CD-ROM com a versão digital do mesmo, documentos aprofundados sobre Acessibilidade, referências a Informações Online e 25 programas distribuídos em três áreas: Acesso ao Computador, Acesso à Internet e Ergonomia. As aplicações seleccionadas são gratuitas e a maioria delas está disponível na Internet.

O conteúdo do CD-ROM é apresentado no formato HTML acessível a pessoas com deficiência. Para cada programa há uma descrição do seu objectivo, o endereço do programa na Internet, o idioma em que está disponível, algumas imagens, o ficheiro de instalação e indicações sobre a forma de instalação.

Pensado como complemento do Manual, os programas de Acessibilidade do CD-ROM podem ser muito úteis para a adaptação de locais de trabalho. Já os programas da área da Ergonomia constituem ferramentas que proporcionarão maior conforto na utilização do computador em postos de trabalho na medida em que propõem exercícios para evitar lesões ocasionadas pelo trabalho excessivo e/ou por actividades repetitivas no computador.

fim da ficha[topo]

 

11.1 Documentos aprofundados sobre Acessibilidade

Além dos programas, o CD-ROM possui documentos na área da Acessibilidade. São eles:

 

The Microsoft Windows Guidelines for Accessible Software Design - Creating Applications That Are Usable by People with Disabilities

Este é um valioso documento da Microsoft, vocacionado para programadores de Software, que descreve como desenvolver aplicações para o Sistemas Operativo Windows de forma acessível a pessoas com deficiência. Com o cumprimento de tais recomendações é possível atenuar ou até mesmo remover as barreiras que impediriam uma pessoa com deficiência de utilizar a aplicação informática.

 

Directivas para Acessibilidade do Conteúdo da Web - 1.0 - do W3C (versão HTML)

Este documento é uma versão traduzida para português pela Universidade de Trá-os-Montes e Alto Douro do Web Content Accessibility Guidelines 1.0, do W3C.

As directivas explicam como tornar o conteúdo Web acessível a pessoas com deficiências. Destinam-se a todos os criadores de conteúdo Web e aos programadores de ferramentas para criação de conteúdo. O principal objectivo destas directivas é promover a Acessibilidade, no entanto, a sua observância fará também com que o conteúdo da Web se torne de mais fácil acesso para todos os utilizadores, independentemente do respectivo agente do utilizador (por ex., navegador de Ambiente de Trabalho, navegador por voz, telemóvel, computador pessoal para o automóvel) e quaisquer que sejam as limitações associadas à respectiva utilização (ambientes barulhentos, divisões mal iluminadas ou com excesso de iluminação, utilização em modo mãos-livres, etc.). A observância destas directivas irá ainda ajudar as pessoas a encontrarem informações na Web mais rapidamente. Estas directivas não visam de modo algum restringir a utilização de imagem, vídeo, etc., por parte dos produtores de conteúdo; antes explicam como tornar o conteúdo de multimédia mais acessível a um público mais vasto.

 

Currículo do W3C para as Directrizes de Acessibilidade do Conteúdo Web 1.0 (versão HTML)

O presente currículo tem a assinatura do W3C e foi concebido para fornecer aos criadores Web uma ferramenta pedagógico-didáctica; que pode ser utilizado em contexto de sala de aula, como manual de consulta ou como instrumento de auto-formação.

Este currículo visa suprir a falta de informação que explique de forma sistematizada as Directrizes de Acessibilidade à Web. São cerca de 300 diapositivos que percorrem as 14 Directrizes de Acessibilidade à Web, os 65 pontos de verificação e fornece mais de 100 técnicas para dotar os diversos elementos de uma página Web de acessibilidade.

O conteúdo do currículo foi traduzido integralmente para português, pela equipa do Programa ACESSO da UMIC da Presidência do Conselho de Ministros.

fim da ficha[topo]

 

11.2 Programas do CD-ROM

11.2.1 Acesso ao Computador

Mouse Tool 3.13


Consiste num emulador de rato. Tem a particularidade de permitir ao utilizador movimentar normalmente o rato, seleccionando (‘clicando’) no elemento apontado quando o movimento é interrompido.

É uma ferramenta indicada para utilizadores impossibilitados de pressionar os botões do rato, ou quando o seu pressionamento causa dor nos membros superiores.

 

Toggle Mouse 4.5 Demo


É uma ferramenta que oferece diversas formas de configurar o cursor do rato e as suas funcionalidades.

 

Meta Mouse 1.5 Demo


Programa para Windows que permite configurar os aspectos do cursor do rato. O cursor pode adquirir vários aspectos relativos a seu formato, cor e aparência.

 

Mouse Joystick 1


Programa que permite substituir o rato por um joystick. Indicado para pessoas com problemas em utilizar o rato.

 

Toggle Keyboard Demo


Permite configurar o teclado com as características desejadas, tornando a digitação mais eficiente.

 

Virtec 2.0


Trata-se de um teclado virtual de ecrã. Possui várias características, tais como: formato de teclado QWERTY em português, quinze teclas programáveis com as palavras ou frases mais utilizadas, teclas para Cortar , Copiar e Colar.
É gratuito, porém após um período de 30 dias as funções Duplo Clique e Léxico são desactivadas. Possui a limitação de não funcionar com varrimento das teclas.

 

Eugénio 2.0


Preditor de palavras com dois objectivos: aprendizagem e aceleração da escrita na Língua Portuguesa. Destina-se a pessoas com incapacidade física ou cognitiva.

 

Zoomer 1.2


O Zoomer é um Ampliador de Ecrã. Consiste numa janela que amplia a área onde está o cursor do rato.

 

Zoom Text 8.0 Demo


O Zoom Text, é um Ampliador profissional de Ecrã destinado a amblíopes.

 

Jaws 5.0 Demo


Leitor de Ecrã que permite aos utilizadores cegos um amplo acesso às aplicações do computador, desde o processador de texto, passando pelas folhas de cálculo e pelas bases de dados, até à navegação na Internet. Vem equipado com um sintetizador de fala (Eloquence) em português do Brasil. Para além da síntese de fala, o JAWS possui ainda drivers que lhe permitem trabalhar com a generalidade das linhas braille existentes no mercado português.

 

Read Please 2003


É um leitor de texto de fácil utilização.
O programa pode ser utilizado para ler páginas da Internet e permite ainda que o utilizador copie e cole o texto que deseja ser lido para o ecrã do Read Please. Há funcionalidades interessantes disponíveis, como por exemplo: a possibilidade de alterar a velocidade de leitura; aumentar ou diminuir o tamanho das letras; e escolher o idioma do sintetizador de fala desejado para a leitura.

 

Text Aloud 1.415


O TextAloud MP3 é um programa que permite sintetizar e gravar fala a partir de texto. Pode ser utilizado como auxiliar de leitura de textos, correio electrónico, páginas Web, livros em formato digitais, etc., por pessoas com deficiência visual, mental ou dislexia ou como ferramenta de comunicação aumentativa, por parte de pessoas com dificuldades de comunicação verbal .
Os textos podem ser ouvidos em tempo real ou gravados para ficheiros .wav ou .mp3.

 

Open Book 7 Demo


O Open Book é um programa de reconhecimento de caracteres (OCR) que permite obter texto em formato electrónico a partir de documentos digitalizados por um scanner.

Tem a particularidade de ter sido concebido para utilizadores cegos, proporcionando-lhes grande autonomia no acesso a textos impressos em papel.


11.2.2 Acesso à Internet

TAW


TAW (Test de Accesibilidad Web) é uma ferramenta que análisa e reporta o grau de Acessibilidade de uma dada página Web. O relatório e conformidade é feito à luz das Directrizes de Acessibilidade ao Conteúdo Web do W3C. Tem como objectivo difundir a Acessibilidade como requisito no desenho e desenvolvimento de páginas Web, permitindo o acesso a todas as pessoas. Destina-se a todas as pessoas interessadas neste tema, especialmente os webmasters, designers, etc.

 

Áudio Browser 1.2.31


Navegador de Web com voz destinado a pessoas com deficiência visual, desenvolvido pela Universidade do Minho.

É necessário saber apenas algumas teclas de atalho para utilizar o Software. O sistema vem equipado com um Sintetizador de Fala em português do Brasil. Também permite a leitura ampliada numa linha que se apresenta no topo do ecrã.

 

Opera 7


Trata-se de um navegador de Internet que permite a execução de todos os seus comandos através do teclado. Vem equipado com um sistema de ampliação de caracteres extremamente potente, dada a excelência da nitidez dos caracteres, mesmo quando se utilizam grandes ampliações.

Do ponto de vista do profissional Web ele é excelente para avaliação das páginas Web quanto à Acessibilidade pois permite com um simples pressionar de uma tecla: visualizar a página em modo texto, visualizar a página de forma linear (a forma como a mesma é apresentada a um sintetizador de fala e a uma linha braille) e ainda simular diversas resoluções gráficas do ecrã.

 

Edipo


O Edipo é um editor de folhas de estilo (CSS) com base na Web, criado pela Fundação SIDAR. Foi especialmente desenvolvido e desenhado para ajudar os utilizadores a criarem a sua própria folha de estilo, quando estes não têm conhecimentos técnicos mas precisam ou desejam modificar a forma em que se apresentam os conteúdos Web, melhorando a sua legibilidade.

O Edipo é especialmente útil para pessoas com deficiência visual. O Edipo gera uma folha de estilos em cascata seguindo as indicações do utilizador, modificando determinadas opções. Esta folha pode ser instalada no seu computador e ser usada como folha de estilos pessoal.

 

IBM Home Page Reader Demo


Trata-se de uma ferramenta de acesso à Internet, concebida pela IBM para utilizadores cegos. Possui um Sintetizador de Fala em português do Brasil e um sistema de correio electrónico.

 

IBM Web Adaptation Technology


O Software IBM WAT é projectado para tornar a Web mais fácil de utilizar, realizando transformações e adaptações durante a pesquisa na Web, de acordo com suas preferências pessoais. Por exemplo, o programa permite melhorar a legibilidade das páginas, reduzir a confusão visual, tornar o navegador mais fácil de utilizar, tornar o rato e o teclado mais fáceis de utilizar ou ainda ter o texto lido em voz alta. O importante é que o programa permite aplicar as transformações de forma combinada. Assim, por exemplo, é possível que o texto seja lido em voz alta e, também, que a apresentação visual da página seja reformatada para reduzir a confusão.


11.2.3 Ergonomia


RSI Guard 3.0


É um programa destinado a prevenir lesões por esforços repetitivos, nomeadamente a inflamação nos tendões e nervos, ocasionando dores e perda dos movimentos.

Tem com objectivo administrar o uso do computador e auxiliar a utilizá-lo da melhor forma, através do acompanhamento do ritmo de trabalho de cada utilizador.

O programa calcula o tempo de utilização do rato e do teclado e propõe pausas com exercícios de relaxamento e alongamento, conforme o ritmo de trabalho do utilizador.

 

Rest Bitz 2.10


Programa que permite configurar um intervalo tempo para relaxamento. Na hora programada é exibida uma barra no ecrã com a mensagem predefinida. Propõe que o utilizador do computador pare as actividades por um momento.

 

Ergo Entreprise Demo


Este programa permite controlar a actividade de cada utilizador enquanto utiliza o computador. O programa alerta os utilizadores a fazerem pequenas pausas no momento em que o uso do teclado ou do rato estiverem a exceder os limites configurados.

Há exercícios propostos que são divertidos e estimulam a pausa e o alongamento durante um curto intervalo de tempo, de forma a prevenir as lesões causadas por actividades repetitivas.

 

Stress Away Demo


É um programa destinado a reduzir a tensão e o stress causados pelo uso do computador.

É fácil de utilizar, bastando seguir as imagens e ler os textos que explicam os exercícios.

 

Mouse Count 1.0


É um programa que faz uma estatística da utilização do rato de um computador. Ele conta o número de cliques do rato por dia, mês, ano e o total.

 

ErgoSense 2.0.2


É uma ferramenta ergonómica que analisa a utilização do computador por parte do utilizador. Quando o programa detecta um longo período de actividade no computador, propõe uma pausa seguida de exercícios feitos por um modelo em terceira dimensão.

fim da ficha[topo]


## fim da página Capítulo 11

IDICT| Portugal em Acção | UTAD | CERTIC/UTAD