Directriz |
O uso incorrecto da notação -- sem estar de acordo com as especificações -- esconde a acessibilidade. O uso incorrecto da notação para um determinado efeito de apresentação (e.g., usar uma tabela para layout ou um cabeçalho para mudar o tamanho da fonte) torna difícil para os utilizadores com software especializado compreenderem a organização de uma página ou mesmo a navegação. Para além disso, usar notação de apresentação em vez de notação de estrutura para definir estrutura (e.g., construir o que parece uma tabela de dados com o elemento HTML PRE) faz com que seja difícil a sua inteligibilidade com outros equipamentos.
Os que desenvolvem conteúdos devem usar (ou usar de forma não incorrecta) construções que façam uso de efeitos de formatação de navegadores antigos. Eles devem estar conscientes que estas práticas causam problemas de acessibilidade e devem considerar o seu uso em casos críticos que tornem os documentos inacessíveis para alguns utilizadores.
Num outro extremo, os profissionais de conteúdos Web não devem sacrificar o uso da correcta notação só porque determinados navegadores ou tecnologias de apoio não a processam correctamente. Por exemplo, é apropriado usar o elemento TABLE em HTML para definir informação tabular. Ao fazê-lo, criando tabelas que se transformam harmoniosamente (veja directriz 5), torna possível aos softwares a correcta interpretação de tabelas com mais de duas colunas.
|
![]() ![]() |