Exemplo para Ponto de Verificação
9.3 - No caso dos scripts, especifique eventos controlados pelo software em detrimento dos eventos dependentes dos dispositivos.

Exemplo
Diapositivo 70 de 120
Página anterior.Página seguinte.

Prioridade 2

Um manuseador de eventos (event-handler) invoca um script quando um determinado evento acontece (e.g, o movimento do rato, uma tecla pressionada, um documento é gravado, etc.). Em HTML 4.0, o manipulador de eventos (event handlers) é acoplado aos elementos através dos atributos de "event handler" (os atributos começam com "on", como sucede em "onkeyup").

O que sucede quando um evento ocorre depende do script que o autor da página criou.  Alguns produzem efeitos meramente decorativos tais como salientar uma imagem ou modificar a cor de um elemento textual. Outros produzem efeitos mais substanciais, tais como efectuar um cálculo, fornecer informação importante ao utilizador, ou submeter um formulário. Para os scripts que fazem mais do que alterar a apresentação de um elemento, o produtor de conteúdos deve fazer o seguinte:

Usar eventos sustentados ao nível da aplicação em detrimento dos suportados ao nível do interface do utilizador. Em HTML 4.0, os atributos de evento ao nível da aplicação são "onfocus", "onblur" (o oposto de "onfocus"), e "onselect". Note que estes atributos são desenhados para serem independentes do equipamento, mas são implementados como eventos específicos de teclado nos navegadores actuais.

Por outro lado, se precisa de usar atributos dependentes do equipamento, forneça mecanismos de entrada redundantes (i.e., especifique dois manipuladores para o mesmo elemento):


Up one level Para Pontos de Verificação da Directriz  9.
Próximo diapositivo: Exemplo para Ponto de Verificação 9.3 continua

Introdução: ÍndiceDirectrizes: ÍndicePontos Verificação: ÍndiceExemplos: Índice

Página anterior.Página seguinte.

Chuck Letourneau & Geoff Freed

W3C Web Accessibility Initiative

Copyright © 2000 W3C