Exemplo para Ponto de Verificação
1.3 - Enquanto os agentes do utilizador não consigam ler automaticamente em voz alta o equivalente textual de uma pista visual, providencie uma descrição áudio da informação mais importante existente na pista vídeo de uma apresentação multimédia.

Exemplo
Diapositivo 20 de 120
Página anterior.Página seguinte.

Prioridade 1

É vulgar utilizar-se uma descrição áudio de uma pista visual de um clip multimédia para fornecer informações tais como: cenário, movimento,  gráficos, diagramas, etc., os quais serão completamente perdidos caso o utilizador não consiga ver o ecrã.  Para pessoas cegas ou com baixa visão, estas descrições áudio são essenciais caso se pretenda que estes espectadores tirem o maior rendimento possível da mensagem transmitida pelo vídeo.

Esta directriz é apenas uma medida transitória uma vez que esperamos que os agentes de utilizador que surgirão futuramente sejam capazes de usar as aplicações de conversão automática texto-fala que verbalizam texto. Escrevendo as descrições (mais que gravá-las) pode ser mais fácil para os autores de páginas uma vez que apenas é necessário um editor texto. Ao fornecer gravações áudio o autor tem que possuir capacidades de gravação e edição de som. Outro benefício das descrições escritas (em oposição às descrições gravadas) prendem-se com as possibilidades de indexação e procura, em tudo semelhantes a qualquer texto existente na Web.

Up one level Para Pontos de Verificação da Directriz 1.
Próximo diapositivo: Exemplo para Ponto de Verificação 1.3 continua

Introdução: ÍndiceDirectrizes: ÍndicePontos Verificação: ÍndiceExemplos: Índice

Página anterior.Página seguinte.

Chuck Letourneau & Geoff Freed

W3C Web Accessibility Initiative

Copyright © 2000 W3C