Directriz |
Apesar de algumas pessoas não poderem directamente usar imagens, vídeos, sons, applets, etc., elas podem ser capazes no entanto de usar páginas que incluam informação equivalente ao conteúdo visual ou sonoro. A informação equivalente precisa servir o mesmo propósito que o conteúdo visual ou sonoro. Assim, um texto equivalente para uma imagem de uma seta para cima que esteja ligada a um dado índice de uma página poderá ser "Ir para o índice". Nalguns casos, um equivalente deverá também descrever o aspecto de um dado conteúdo visual (e.g., para gráficos complexos, quadros contabilisticos, ou diagramas) ou o som de um conteúdo audível (e.g., para excertos áudio utilizados na educação).
Esta directriz sublinha a importância de se fornecer um equivalente textual para todo o conteúdo não-textual (imagens, pre-gravação áudio, vídeo). O poder dos equivalentes textuais reside na capacidade de poderem ser acedidos por pessoas dos vários grupos de deficiência usando as mais diversas tecnologias. O texto pode ser lido através de sintetizadores de fala e linhas braille, podendo também ser apresentado visualmente (numa variedade de tamanhos) no ecrã do computador ou no papel. Os sintetizadores de fala são críticos para os indivíduos cegos e para muitas pessoas com dificuldades de leitura que frequentemente sofrem também de incapacidades cognitívas, incapacidades na leitura, e surdez. O Braille é essencial para os indivíduos que são surdocegos, bem como para muitos individuos cuja incapacidade sensorial resulta da cegueira. O texto apresentado visualmente beneficia os utilizadores surdos assim como a maior parte dos utilizadores Web.
Ao fornecer os equivalentes não-textuais (e.g., fotografias, vídeos, e pré-gravação áudio) do texto é também benéfico para alguns utilizadores, especialmente pessoas analfabetas ou que têm dificuldade em ler. Nos filmes ou apresentações visuais, a acção visual tal como a linguagem corporal ou outras indicações visuais podem não ser acompanhadas por informação áudio suficiente para cobrir a mesma informação. A não ser que as descrições verbais desta informação visual seja fornecida, as pessoas que não podem ver (ou olhar para), o conteúdo visual não será percepcionado.
|
![]() ![]() |