Directriz |
As presentes directrizes recomendam tecnologias W3C (e.g., HTML, CSS, etc.) por diversas razões:
Muitos dos formatos "não-W3C" (e.g., PDF, Shockwave, etc.) requerem para ser vistos plug-ins ou aplicações proprietárias. Não raras as vezes, estes formatos não podem ser visualizados ou navegáveis com ferramentas de acesso à Web padrão ou leitores de ecrã. Ao anular as características "não-W3C" e não normalizadas (elementos proprietários, atributos, propriedades, e extensões) tenderá a fazer páginas mais acessíveis a um maior número de pessoas que façam uso de um leque mais variado de software e hardware. Quando as tecnologias proprietárias ou inacessíveis têm mesmo que ser utilizadas, deve ser fornecido páginas equivalentes acessíveis.
Mesmo quando são usadas tecnologias W3C, elas devem ser utilizadas de acordo com as directrizes de acessibilidade. Quando usar novas tecnologias, certifique-se de que as mesmas se transformam harmoniosamente.
Nota. a conversão de documentos (do PDF, PostScript, RTF, etc.) para notação de linguagem W3C (HTML, XML) nem sempre gera documentos acessíveis. Por isso, valide cada uma das páginas do ponto de vista da acessibilidade e da usabilidade depois do processo de conversão. Se não conseguir converter uma página de forma imediata, reveja a página antes da conversão e certifique-se que a sua representação é convertida apropriadamente ou forneça uma versão em HTML ou texto integral.
|
![]() ![]() |