- Início
- Vídeo Enable
ENABLE - As Pessoas com Deficiências e o Computador
Uma produção Microsoft Enable ENABLE
As Pessoas com Deficiências e o Computador
Um vídeo
em texto
- Uma produção Microsoft Enable -
Este "vídeo em texto" é uma versão acessível, em texto, das informações veiculadas no documentário "Enable - As Pessoas com Deficiências e o Computador". Apesar de poder ser utilizado por qualquer pessoa, destina-se a servir aqueles que não possuem outra forma de tirar partido do vídeo. É o caso dos surdocegos, das pessoas com foto-epilepsia aguda, dislexia ou outras deficiências, que podem utilizar este documento para aceder à informação tratada no vídeo.
Este documento é uma versão em texto do vídeo Enable, a que se chamou "vídeo em texto" para simplificar. Contém descrições resumidas das várias cenas, como contexto, para situar os diálogos e declarações dos intervenientes no vídeo. O texto é praticamente o mesmo das legendas do vídeo, existindo apenas algumas pequenas alterações, para maior clareza.
Qualquer parte desta página pode ser copiada e distribuída para fins educativos, desde que a fonte seja referida. Deve utilizar-se o seguinte URL para efeitos de referência da fonte: www.microsoft.com/enable/productions/.
O texto das legendas foi fornecido pelo The Caption Center da WGBH Educational Foundation. Comentários e sugestões devem ser enviados para: mep@microsoft.com.
Índice
Prefácio
Notas
Michael Williams
Krista Caudill
Jim Mullen
Mark Parente
Produção
Prefácio
A deficiência é normal na vida. Todos nós sentiremos alguma deficiência significativa, nalgum momento. Por vezes, é temporária; mas, outras, é permanente. Há pessoas que nascem com uma deficiência, enquanto outras a desenvolvem ao longo dos anos. Mas a maioria surge na idade adulta, independentemente do tipo de deficiência em questão.
Assim, o vídeo "Enable" não é só acerca "deles" (as pessoas com deficiências) é acerca de si, de mim, de todos nós.
Há apenas duas décadas, ser portador de uma deficiência significativa geralmente equivalia a ficar isolado do resto do mundo. Considere-se como exemplo uma pessoa surdacega, que teria de passar a vida convenientemente afastada, numa instituição de solidariedade social. No vídeo "Enable", aparece uma estudante universitária que é surdacega. Vamos ver um homem que passou toda a vida numa cadeira de rodas, o que não o impediu de tocar tambor na banda filarmónica de uma escola secundária. Conheceremos um professor cuja articulação de palavras é ininteligível. E um homem, paralisado do pescoço para baixo, que dirige várias empresas. Assim como um par de malabaristas mundialmente famosos, os Karamazov Voadores, que nos ajudam a compreender o significado da acessibilidade. No vídeo "Enable", veremos estas e outras pessoas com deficiências, cujas vidas, há apenas 20 anos, podiam ter sido mundos isolados.Como é isto possível? O que se alterou nos últimos 20 anos, para haver tamanha diferença nas vidas das pessoas com deficiências? Apareceu o computador pessoal!
Um computador pessoal pode tornar-se numa ferramenta, que permite às pessoas trabalhar, aprender, criar e comunicar, de formas que de outra maneira seriam difíceis ou impossíveis. O vídeo "Enable" mostra como é que as pessoas com deficiências estão a usar o computador pessoal, em casa, no trabalho e na escola, para lhes permitir viver vidas produtivas e preenchidas.
Pensado para divulgação ao público em geral, as produções Microsoft Enable criaram este vídeo, não promocional, por forma a contribuir para a melhoria da atitude genérica da população para com as pessoas com deficiências. Embora a tecnologia tenha um papel fundamental nas vidas de todos os participantes, reconhece-se no final que o essencial é que ocorra uma alteração de base na atitude da sociedade em geral para com as pessoas com deficiências. Caso contrário, "nada disto [avanços tecnológicos] importa", como declara um dos participantes no vídeo.
Notas
- As descrições de cenas que aqui se apresentam não são idênticas à descrição narrativa do vídeo "Enable", fornecida pelo Descriptive Video Service® da WGBH Educational Foundation.
- Todas as entrevistas, incluindo as que tiveram lugar no restaurante, são apresentadas tal como foram recolhidas. Não houve qualquer tratamento das palavras. Assim, ocorrem muitos "âhm", pausas e frases incompletas, componentes naturais da língua falada.
- O vídeo é composto por 15 secções, além do genérico final. Cada
secção é apresentada sob a forma de uma lista de títulos (as descrições)
com as definições destacadas (as legendas). O nome ou título da fonte, ou
do orador, aparecem entre parênteses rectos ([professor], por exemplo)
seguindo-se as legendas respectivas nas linhas seguintes. Um exemplo:
-
[David]
Este é um exemplo
das legendas do David.
Nota para utilizadores de leitores de ecrã: as linhas das legendas estão divididas em blocos separados por quebras de linhas, para que fiquem com um aspecto idêntico às legendas no ecrã da televisão.
Se um dos intervenientes interromper o discurso de outra pessoa, o nome surge entre parênteses rectos, mas na mesma linha que as legendas. Um exemplo:
-
[David]
Este é um comentário numa linha.
-
{Voz do
intérprete}
-
[David]
- Todas as mensagem que são apresentadas no ecrã são descrições centradas e em negrito.
- No início de cada secção, é dado um momento temporal de referência, com horas, minutos e segundos. Por exemplo: 0:12:30 indica zero horas, 12 minutos e 30 segundos de vídeo decorridos.
Uma produção Microsoft Enable
www.microsoft.com/enable/productions/Copyright 1999-2000 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Este vídeo pode ser copiado e distribuído integralmente,
para fins educativos ou outros, não-lucrativos.
Qualquer outro tipo de utilização está pendente de permissão escrita
da Microsoft Corporation.
Última atualização: 14/04/2020