Kit ACESSO

Apoios Educativos

KIT ACESSO - Março 2003 Secção 1: Acesso ao Computador
Acesso ao Computador
Secção 2: Acesso à Internet
Acesso à Internet
Secção Actual: Apoios Educativos
Apoios Educativos
Secção 4: Comunicação Aumentativa
Comunicação

  
 
Outros links
Página Inicial


Apoios Educativos

Estes programas são direccionados para profissionais de apoios educativos. Aqui encontra algumas aplicações que o ajudam na acção pedagógica bem como alguns programas que o podem ajudar na produção de materiais didácticos.


Programa 1:  Hagáquê
  Versão Original

Endereço na Web: http://www.hagaque.cjb.net/
Download: hq10.exe ( 1,17 Mb; Programa Executável)

Idioma: Português

O que é?

O HagáQuê é um software educativo destinado principamente para ser utilizado como instrumento auxiliar no processo de alfabetização e de domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) que possui um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma BD (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição destas imagens. O som é um recurso extra, oferecido para enriquecer a BD criada no computador.

Imagens:

Ecrã do Hagáquê

fim da ficha[topo]


Programa 2:  CobPaint
  Versão Original
Endereço na Web: http://www2.educ.umu.se/~cobian/cobpaint.htm
Download: cobpaint.exe ( 294 Kb; Programa Executável)

Idioma: Inglês

O que é?

Programa de desenho, muito simples, para ser utilizado na Educação Especial com crianças que não conseguem utilizar o Paint ou outros softwares de desenho. Possui um interface amigável, botões grandes e um estojo de ferramentas básicas: três lápis, dois baldes de cores, uma borracha e cinco opções de cores. O programa guarda as imagens automaticamente na pasta do programa (colbpaint), sem necessitar que o utilizador lhe dê um nome.

Imagens:

Ecrã do CobPaint

fim da ficha[topo]


Programa 3:  Globus
  Versão 2.0

Endereço na Web: http://www.xtec.es/~jlagares/f2kesp.htm
Download: globus2.exe ( 553 Kb; Programa Executável)

Idioma: Espanhol

O que é?

Programa que faz uma representação gráfica no ecrã da voz emitida num microfone. Útil para estimular a fala.

Imagens:

Ecrã do Globus

Exemplo de actividade no Globus 2

fim da ficha[topo]


Programa 4:  Text Aloud 
  Versão 1.415
Endereço na Web: http://www.nextup.com/TextAloud/
Download: TxAl.exe ( 4,38 Mb; Programa Executável)

Idioma: programa em Inglês (leitura em português)

O que é?

O TextAloud MP3 é um programa que permite sintetizar e gravar fala a partir de texto. Pode ser utilizado como auxiliar de leitura de textos, correio electrónico, páginas web, livros em formato digitais, etc., por pessoas com deficiência visual, mental ou dislexia ou como ferramenta de comunicação aumentativa, por parte de pessoas com dificuldades de comunicação verbal .

Os textos podem ser ouvidos em tempo real ou gravados para ficheiros WAV ou MP3.

Imagens:

Ecrã do Text Aloud

fim da ficha[topo]


Programa 5:  Falador
  Versão Original
Endereço na Web: www.falador.com
Download: falador.exe ( 25 Kb; Programa Executável)

Idioma: Português

O que é?

Programa que lê os textos em português e apresenta, simultaneamente no ecrã, a imagem dos lábios a movimentarem-se. Pode ser utilizado para estimular a aprendizagem da escrita e da fala.

Imagens:

Ecrã Falador

fim da ficha[topo]


Programa 6:  Língua Gestual
  Versão Original

Endereço na Web: http://lgp.fl.ul.pt/software
Download: histórias.exe ( 368 Kb; Programa Executável)

Idioma: Português

O que é?

Dicionário da Língua Gestual Portuguesa, Enciclopédia da Língua Gestual Portuguesa e histórias online, para crianças do 1º ciclo do ensino básico.

Imagens:

Exemplo do dicionário.

Desenho de uma gaivota Vídeo de uma pessoa fazendo a palavra gaivota em língua gestual

fim da ficha[topo]


Programa 7:  Cabana do Papim
  Versão Original
Endereço na Web: http://www.papim.com
Download: papim.exe ( 56 Kb; Programa Executável)

Idioma: Português

O que é?

Trata-se então de uma serie de jogos desenvolvidos cujo objectivo é a de proporcionar às crianças mais pequenas (sublinhe-se que não é um produto exclusivamente para crianças com necessidades especiais) um primeiro contacto com o computador. Embora a maior parte dos jogos actuais tenham um caracter apenas ludico (se é que se pode chamar lúdico percorrer labirintos aos tiros) a componente formativa foi esquecida ou destina-se apenas a crianças que já sabem ler. Assim os mais pequeninos ficaram esquecidos.

Ao dispôr de 4 niveis de dificuldade este produto pode ser utilizado por crianças com idade superior a 3 e exige apenas que estas sejam capazes de controlar um rato ou similar (por exemplo o EasyBall da Microsoft destinado mesmo a elas).

Não é necessário saber ler para utilizar este produto uma vez que todo o apoio e explicações (help) é falado.

Finalidades Pedagógicas

Introdução à informática (ou ao computador própriamente dito) para crianças em idade pré-escolar ou no 1º ciclo básico.

Pretende-se estimuar as capacidade de raciocinio e memorização das crianças assim como establecer o primeiro contacto com o alfabeto e os numeros.

Paralelamente existe uma actividade musical e outra de pintura de forma a que a(s) criança(s) possa(m) também ter momentos de descontração e de actividade criativa.

Imagens:

Ecrã Canaba do Papim

fim da ficha[topo]

 

Programa 8:  Braille Fácil
  Versão 1.4a
Endereço na Web: http://www.ibcnet.org.br/Paginas/Nossos_Meios/Meios_BrailleFacil.htm
Download: brfacil.exe ( 783 Kb; Programa Executável)

Idioma: Português

O que é?

O programa Braille Fácil faz com que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, a tal ponto que esta seja realizada com um mínimo de conhecimento do sistema braille. Através do Braille Fácil a impressão de textos corridos são absolutamente triviais.
O texto pode ser digitado directamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional. O editor de textos utiliza os mesmos comandos do Bloco de Notas do Windows, com algumas facilidades adicionais. Uma vez digitado, o texto pode ser visualizado em braille e impresso em braille ou em tinta (inclusivé a transcrição braille para tinta).
Grande parte da operação do programa é controlada pelo menu principal do programa, através do qual todas as funções são activadas, incluindo os controlos de edição do texto.

Imagens:

Ecrã Braille Fácil

fim da ficha[topo]


Programa 9:  Fonte Braille
 

Endereço na Web: http://www.rnib.org.uk/wesupply/archive/welcome.htm
Download: brlkiama.exe ( 111 Kb; Arquivo de Fonte)

Idioma: grafia braille inglês (pode no entanto ser utilizado para produzir braille de acordo com a grafia braille portuguesa)

O que é?

A fonte Braille permite visualizar um texto em Braille em qualquer programa do sistema Windows. Com ele é possível visualizar um texto em braille de forma tão simples como coloca um texto em negrito ou em itálico. Tal como nestes casos basta escolher no seu processador de texto ou em qualquer outra aplicação a fonte braille. Graças às novas formas de produção de relevos através de equipamentos como a ZY-Fuse e o papel especial que reaje ao calor (Swell Paper) é possível incorporar braille nos seus desenhos em relevo. Veja na figura, um exemplo de uma planta de um museu feito com este sistema.

Imagens:

Planta de museu feito pela Unidade ACESSO

fim da ficha[topo]



## fim da página Apoios Educativos

UMIC - Unidade de Missão Inovação e Conhecimento | Programa ACESSO | CERTIC/UTAD| POSI | Portugal Digital | União Europeia