Página de Software Multimedia


Voltar a Exemplo para Ponto de Verificação 1.3  Voltar a Exemplo para Ponto de Verificação 1.4

Por forma a ver as apresentações multimédia acessíveis, necessita de em primeiro lugar descarregar o software apropriado. As diversas opções encontram-se disponíveis abaixo.

  1. QuickTime
    O MoviePlayer, que forma parte do QuickTime 4.0, é necessário para mostrar os clips de filmes QuickTime acessíveis usando quer o Macintosh quer o PC. Pode descarregar a versão grátis para ambas as plataformas ou, se quiser disfrutar de todas as vantagens de todas as características do QuickTime, pague $29.95 extra e obtenha o upgrade para o QuickTime 4.0 Pro. No entanto, para o propósito desta demonstração, tudo o que precisa é a versão grátis. Uma vez instalado leia mais informação sobre executar clips QuickTime acessíveis.

  2. SMIL
    Existem diferentes leitores SMIL disponíveis. Para ver os exemplos contidos neste tutorial, vai precisar do G2 Player do RealNetworks. A versão grátis do software será suficiente para suportar os nossos filmes. Vai também precisar do WinZip para descompactar os clips SMIL antes de o executar. Descarregue e instale o G2 no seu PC (não existe versão Mac ainda). Assim que o estiver instalado, leia mais informação sobre executar o clip SMIL acessível.

  3. SAMI
    O formato SAMI da Microsoft encontra-se agora disponível para utilização, mas as ferramentas de autor ainda se encontram em desenvolvimento. Veja os desenvolvimentos da NCAM no que diz respeito ao Gerador de multiformatos Media acessiveis (MAGpie) durante 1999, bem como um editor básico de SAMI da Microsoft. Descarregue e instale o Media Player no seu PC (não existe versão Mac ainda disponível). Uma vez instalado, estará em condições de executar os clips SAMI demo existentes nestes diapositivos (disponível brevemente!). Pode ler mais sobre o SAMI na Página informativa do SAMI na Microsoft.

  4. MAGpie
    Embora não seja necessário para visualizar clips de vídeo ou áudio, ele faz parte da nova geração de software que permite facilitar a tarefa de criação de conteúdos multimédia acessível . A nova ferramenta de edição de títulos da NCAM, MAGpie, permite a produção de legendagem em três tipos de formatos - QuickTime, SMIL e SAMI - a partir de um único ficheiro de texto com as legendas. O MAGpie foi posto à disposição no Outono de 1999, e encontra-se disponível gratuitamente. Veja o site Projecto de Acesso Web da NCAM para mais detalhes. Pode também visitar o site do Projecto de Acesso Web para instruções sobre escrever o seu próprio SMIL e legendas do QuickTime.

Return to Exemplo para Ponto de Verificação 1.3  Return to Exemplo para Ponto de Verificação 1.4
Copyright © 2000 W3C