Manual Digital

Capítulo 4

Manual Digital Secção Actual: Manual Digital
Manual Digital
Secção 2: Documentos
Documentos
Secção 3: Software
Software
 
 
Informação On Line
Página Inicial


Capítulo 4


Capítulo 4:

Tecnologias de Acesso ao Computador

 

4.1 Funcionalidades de Acessibilidade do Sistema Operativo | 4.2 Ajudas Técnicas


Sumário

Descrevem-se funcionalidades e utilitários de Acessibilidade do Sistema Operativo Microsoft Windows e algumas das principais soluções do mercado de ajudas técnicas para pessoas com deficiência motora, auditiva e visual.

Nos depoimentos do capítulo anterior, pessoas com deficiência mencionaram algumas das Tecnologias de Acesso ao Computador, que serão agora apresentadas.

Estas tecnologias de acesso, também chamadas Ajudas Técnicas, podem ser equipamentos de Hardware ou programas de Software que permitem às pessoas com deficiência interagirem com o computador de forma plena, de acordo com suas capacidades.

Algumas dessas tecnologias e estratégias de acesso, nomeadamente ao nível do Software, são gratuitas podendo ser encontradas em funcionalidades e utilitários do Sistema Operativo ou na Internet. Normalmente os programas gratuitos apresentam funcionalidades mínimas, mas podem ser suficientes para muitos utilizadores.

No CD-ROM que acompanha este Manual estão disponíveis vários programas gratuitos (alguns em versão de demonstração) que podem ser utilizados para tornar o computador mais acessível a pessoas com deficiência. O leitor pode desta forma ter uma formação teórica e prática do assunto agora em análise.

fim da ficha[topo]

 

4.1 Funcionalidades de Acessibilidade do Sistema Operativo

Como exemplo será abordado o Sistema Operativo Microsoft Windows, que possui recursos personalizáveis para pessoas com deficiência, ferramentas essas gratuitas e que constituem funcionalidades de acessibilidade integradas no Painel de Controlo do Sistema Operativo a partir da versão Windows 95.

A partir da versão Windows 98, o Sistema Operativo passou a incluir um Assistente de Acessibilidade para ajudar as pessoas a adaptar as várias funcionalidades do Sistema Operativo às suas respectivas necessidades. Na versão Windows 2000, foram incluídos mais utilitários dos quais destacamos o Teclado no Ecrã e o Ampliador.

 

- Assistente de Acessibilidade

O Assistente de Acessibilidade é uma ferramenta que ajuda a definir as opções do Windows para atender às necessidades visuais, auditivas e motoras de cada utilizador. Este utilitário coloca perguntas ao utilizador sobre as suas necessidades de Acessibilidade. Em seguida, com base nas respostas dadas, procede à configuração das definições do sistema.

Para abrir o Assistente de Acessibilidade é necessário partir do Menu Iniciar e seleccionar sequencialmente as seguintes opções:


- Programas
- Acessórios
- Acessibilidade
- Assistente de Acessibilidade

Forma de accionar o Assistente de Acessibilidade a partir do Menu Iniciar.


Uma vez iniciado o assistente, segue-se uma sequência de perguntas para obter a configuração desejada.

 

Erã do Assistente de Acessibilidade

 

Tamanho do texto - altera o tamanho dos itens no ecrã;

Definições de Visualização - configuram o tamanho do texto e de outros itens do ecrã;

Definir as opções do assistente - possibilita configurar as necessidades de visão, audição e mobilidade.

Cada uma destas opções, se seleccionadas, levará à abertura de janelas específicas que permitirão configurar algumas funcionalidades no computador que proporcionam maior Acessibilidade ao utilizador.

- Opções de Acessibilidade do Painel de Controlo


As opções do Assistente de Acessibilidade podem também ser acedidas a partir do Painel de Controlo do Sistema Operativo. Neste caso, o utilizador poderá configurar directamente várias funcionalidades, nomeadamente:

Teclado - activar algumas definições do teclado de forma a permitir utilizar Teclas Presas, Teclas Lentas e Teclas Sonoras;

Som - utilizar Sons Visuais e Legenda para Sons;

Visualização - activar a opção Alto Contraste;

Rato - controlar o ponteiro do rato com o teclado;

Geral - configurar as funções de Acessibilidade, por exemplo, activar e desactivar atalhos para funções de Acessibilidade e utilizar dispositivo de entrada alternativo.

 

-Rato no Teclado

Ecrã do Rato no Teclado
Uma opção muito útil para quem não consegue manipular o rato é a emulação deste periférico no teclado. A Opção de Acessibilidade Rato no Teclado, disponível no Painel de Controlo, permite utilizar o teclado numérico para deslocar o cursor e para executar as funções normais de um rato (clique do botão esquerdo ou direito e arrastar).

Logotipo do Rato no Teclado que aparece na barra de tarefas quando este programa está accionado.

Os movimentos do cursor do rato e as funções dos botões podem ser utilizados com as seguintes teclas do teclado numérico:

Teclado numérico Botão esquerdo - número 5
Botão direito - sinal de adição (+)
Arrastar - número zero
Soltar - tecla Del
Movimentar o cursor - setas
Movimentos diagonais - teclas Home, PgUp, PgDn e End do teclado numérico.

 

- Gestor de Utilitários

Os programas de Acessibilidade incorporados, disponíveis a partir do Gestor de Utilitários, são o Ampliador Microsoft Magnifier, o Teclado no Ecrã e o Narrador (este último pouco funcional para o português).

Para abrir o Gestor de Utilitários é necessário partir do Menu Iniciar e seleccionar sequencialmente as seguintes opções:

- Programas
- Acessórios
- Acessibilidade
- Gestor de Utilitários

Forma de accionar o Gestor de Utilitários a partir do Menu Iniciar.

Ao ser seleccionado, o Gestor de Utilitários mostra um ecrã com os programas de Acessibilidade do Windows e o respectivo estado de execução.

Ecrã do Gestor de Utilitários

 

É possível controlar o funcionamento destes programas de forma rápida, podendo iniciar ou parar cada programa individualmente.

Utilizando o Gestor de Utilitários, é possível indicar ao Windows para iniciar automaticamente programas de Acessibilidade sempre que iniciar sessão no computador, quando bloquear o Ambiente de Trabalho do computador ou quando o Gestor de Utilitários for iniciado. Por exemplo, pode especificar que o Magnifier deve ser iniciado automaticamente na vez seguinte que iniciar sessão no computador. Este processo elimina a necessidade de percorrer todos os passos para abrir o Magnifier sempre que iniciar sessão no computador.

 

Utilitários de Acessibilidade

 

-Ampliador Microsoft Magnifier

O Magnifier é um utilitário de visualização que torna o ecrã mais legível para utilizadores com problemas visuais. O Magnifier cria uma janela separada que mostra uma parte do ecrã ampliada. Para além disso, também pode alterar o esquema de cores da janela de ampliação para uma visualização mais fácil. Pode mover ou redimensionar a janela Magnifier, ou arrastá-la até ao limite do ecrã e bloqueá-la na posição onde se encontra. O Magnifier foi concebido para fornecer um nível mínimo de funcionalidades para os utilizadores com deficiências visuais ligeiras.

O Magnifier permite:

- Alterar o nível de ampliação;

- Alterar o tamanho da janela de ampliação;

- Alterar a posição da janela de ampliação no ambiente
de trabalho;

- Inverter as cores do ecrã.

 

O Magnifier também tem várias opções de controlo, incluíndo:

- Seguir o ponteiro do rato à medida que é deslocado no ecrã;

- Seguir o foco do teclado, que se centra na localização do cursor ;

- Seguir a edição de texto.

Ampliação do Magnifier

 

-Teclado no Ecrã

O Teclado no Ecrã é um Software que apresenta um teclado “virtual” no ecrã do computador. É ideal para pessoas que não conseguem usar o teclado convencional devido a mobilidade ou força reduzida. Esta solução permite a escrita através do controlo de um dispositivo apontador (rato, TrackBall, Joystick, etc.). É uma solução inversa à opção Rato no Teclado.

Teclado no Ecrã

 

fim da ficha[topo]

 

4.2 Ajudas Técnicas

O mercado de Ajudas Técnicas para acesso ao computador tem registado nos últimos anos uma evolução muito significativa em diversidade e qualidade. Existem centenas de produtos disponíveis e nem sempre é fácil escolher o que possui melhor relação preço/ qualidade.

Na impossibilidade e enumerar todas as soluções, apresentam-se alguns produtos comuns agrupados em três tipos de deficiência.

- Acessibilidade para a Deficiência Motora


Ponteiro de Cabeça

O Ponteiro de Cabeça é ajustado na parte frontal de um dispositivo em forma de capacete de forma a permitir, com o movimento da cabeça, o uso do teclado ou de outro dispositivo. É ideal para pessoas tetraplégicas ou com paralisia cerebral, mas com boa mobilidade ao nível do pescoço.

Ponteiro de Cabeça

 

Teclado no Ecrã

Teclado no Ecrã a funcionar.

O Teclado no Ecrã é um programa que permite simular um teclado convencional. Os programas comerciais possuem funcionalidades acrescidas às que se encontram presentes na maioria dos programas gratuitos (por exemplo, o Utilitário de Acessibilidade do Sistema Operativo Microsoft Windows), nomeadamente as seguintes:

- Predição de palavras. Tendo como objectivo acelerar o processo de escrita é apresentada uma lista das palavras usadas com maior frequência iniciadas pelas letras entretanto escritas. A selecção da palavra pretendida dispensa a escrita das letras todas;

- Simulação do clique do rato. A manutenção do cursor do rato durante alguns segundos em cima de uma tecla selecciona-a, dispensando o uso do botão do rato. Pode ser muito útil para pessoas com tendinites, com pouca força ou com dificuldade de coordenar simultaneamente o movimento do cursor e o clique do rato (eventualmente com um dispositivo menos convencional);

- Varrimento de teclas. O varrimento das teclas é feito com dois passos: selecção da linha e coluna (tecla). Neste caso pode ser escolhida uma disposição diferente para posição das letras de forma a minimizar o tempo de selecção das letras mais usadas. Esta funcionalidade destina-se a pessoas que pode controlar apenas um manípulo, um botão do rato ou uma tecla.

Tracker

O Tracker permite que uma pessoa sem controlo dos membros superiores, possa deslocar o ponteiro do rato com movimentos de cabeça. Apoiado sobre o monitor do computador, este dispositivo "segue" o movimento de um pequeno reflector colocado na testa do utilizador. Desta forma, quando o utilizador move ligeiramente a cabeça, o Tracker converte este movimento num movimento do ponteiro do rato do computador. Pode ser utilizado em computadores portáteis ou de secretária.

Tracker

 

TrackBall

A TrackBall é um periférico convencional que pode ser uma excelente alternativa ao rato.
A bola que controla o movimento do cursor está colocada na parte superior e pode ser manipulada com os dedos, com a palma das mãos ou com um coto. A disposição das teclas e a possibilidade de as programar são outras características que podem fazer a diferença. Pessoas tetraplégicas com movimento residual numa mão podem beneficiar imenso desta solução.

Trackball

 

Joystick

É frequente encontrar cadeiras de rodas eléctricas controladas por um Joystick. Da mesma forma, poderemos adoptar um Joystick como dispositivo apontador do computador. Existem algumas versões de Joysticks em que as teclas estão apoiadas por saliências (grelhas) de forma a facilitar a sua utilização a quem tem dificuldades de coordenação (por exemplo, pessoas com paralisia cerebral).

Joystick

 

- Acessibilidade para a Deficiência Auditiva

Legendagem

O MAGpie (Media Access Generator) é um editor de legendas para conteúdos de vídeo desenvolvido pelo National Center for Accessible Media (NCAM).

Nem todas as tecnologias de vídeo permitem a sincronização de legendas, mas entre as que possuem estas funcionalidades merecem referencia a tecnologia SAMI (Synchronized Accessible Media Interchange) da Microsoft e SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language) desenvolvida pelo W3C. A especificação desta última pode ser encontrada em português no endereço de Internet:

http://home.utad.pt/~leonelm/w3ctranslations/smil/

Legendagem utilizando o SAMI.

 

Conversores de Texto para Língua Gestual

Actualmente há um esforço no desenvolvimento de ferramentas de conversão automática de texto para Língua Gestual com aplicações para conteúdos multimédia, Web ou mesmo televisão. Contudo, a engenharia de linguagem e a computação gráfica necessárias para vulgarizar este recurso ainda estão em fase de amadurecimento.

Algumas das dificuldades relacionam-se com a dificuldade de tradução directa de palavras ou frases para o equivalente gestual bem como a qualidade das expressões faciais de agentes animados em 3D.

Outras soluções adoptam a estratégia de concatenação de vídeos previamente gravados como alternativa à computação gráfica.

Conversão de texto para Língua Gestual através da computação gráfica.

 

- Acessibilidade para a Deficiência Visual


Monitor de 21 polegadas.

Monitor de grande dimensão

Um monitor de 19 ou 21 polegadas pode ser importante para pessoas com dificuldades de visão que estejam a utilizar baixa resolução, alto contraste ou mesmo Software de Ampliação. O mesmo é válido para um utilizador de Teclado no Ecrã, uma vez que esta ferramenta ocupa parte da área de leitura.

 

Software de Ampliação - Zoom Text

Ecrã do Zoom Text

O Zoom Text é um ampliador de ecrã profissional desenvolvido pela empresa Ai Squared, Inc.. Seguindo a tendência dos fabricantes de Software de ampliação, este produto pode incluir a opção de leitura de ecrã, permitindo menor esforço visual em determinadas situações.


Leitor de Ecrã

Ecrã do Jaws

O Leitor de Ecrã capta a informação de um computador e envia-a em tempo real para um Sintetizador de Fala ou um terminal de braille.

Actualmente os Sintetizadores de Fala estão sob a forma de Software e constituem parte integrante do leitor.

Esta Ajuda Técnica é concebida para utilizadores cegos proporcionando acesso às principais aplicações de escritório electrónico bem como à Internet. Um dos leitores de ecrã mais utilizado em Portugal é o Jaws.

 

Linha Braille

Uma Linha Braille é um dispositivo composto por uma fila de células braille electrónicas que podem reproduzir o texto presente no ecrã do computador. É uma alternativa ao Sintetizador de Fala, ou um complemento deste. O número de células braille varia normalmente entre 20, 40 e 60 células.

 

Linha braille

 

Impressora Braille

A Impressora Braille é um periférico que permite a impressão de textos electrónicos em braille. A Impressora Braille pode ser utilizada de forma autónoma por cegos uma vez que dispõe de um painel marcado em braille e comandos com voz digitalizados.

 

Impressora braille

 

Braille n'Speak

O Braille n'Speak foi desde logo um dos mais populares produtos no mundo tiflotécnico. Pequeno, portátil, com grande autonomia, ele ainda hoje é um dos mais bem conseguidos blocos de notas para cegos.

 

Braille n'Speak

O seu pequeno tamanho, robustez e facilidade de utilização fazem desta máquina um excelente instrumento de leitura e escrita, inclusivamente para as crianças. Apesar de se tratar de um computador não exige ao seu utilizador conhecimentos de informática. Ele associa ao sistema braille a facilidade de escrita que se consegue numa máquina de escrever braille, a versatilidade de pesquisa instantânea de um computador, elimina a necessidade de grandes espaços de armazenamento da informação em suporte papel e a possibilidade de transportar grandes quantidades de informação com o mínimo esforço.

Ligado a um PC funciona como Sintetizador de Fala, transmite e recebe arquivos. Também é possível ligá-lo uma impressora comum ou braille para imprimir os textos armazenados.

 

fim da ficha[topo]

 


## fim da página Capítulo 4

IDICT| Portugal em Acção | UTAD | CERTIC/UTAD