Símbolo da Acessibilidade na Web  acessibilidade.net

Logotipo e ligação a CERTIC/UTAD

 Símbolo de Acesso  indicando que o  sítio  é capaz de comunicar com o utilizador através de linguagem falada Este sítio pode comunicar com o
utilizador através de um sintetizador de fala

Sobre este Serviço

Texto Falado (em fase de estudo)

Este serviço, que poderá vir a ser disponibilizado pelo CERTIC da UTAD, tem como objectivo possibilitar a conversão de texto em fala na Internet para apoio a necessidades especiais.

Este serviço poderá ser utilizado com várias finalidades para o apoio a pessoas com limitações na fala e leitura, das quais se destacam:

- compreensão do texto escrito: utilizado por pessoas com dificuldades na interpretação da linguagem escrita;

- gravação de textos falados em formato mp3;

- envio de correspondência falada (sonora) para e por pessoas cegas via CECOGRAMA;

- acesso às telecomunicações de voz: utilizado por alguém com dificuldades na fala para manter uma conversa telefónica ou enviar uma mensagem de voz;

- apoio a sistemas de comunicação aumentativa e alternativa;

- alfabetização e aprendizagem da linguagem escrita;

- acções de formação sobre Tecnologias de Habilitação e Reabilitação;

- auto-aprendizagem e formação em matérias de Acessibilidade a Tecnologias de Informação e Comunicação.

Enquadram-se na população alvo deste serviço, entre outras, pessoas com dislexia, afasia, limitações visuais, paralisia cerebral, laringectomizados, doentes com esclerose lateral amiotrófica, crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem nomeadamente na escrita e leitura, imigrantes ou pessoas analfabetas. Em paralelo, serão também utilizadores do serviço familiares de pessoas com deficiência e idosos, formadores, profissionais de reabilitação e de apoios educativos.

O serviço funciona desde o dia 3 de Abril de 2006 em versão de demonstração com a capacidade de conversão de textos com apenas 100 caracteres.

O software utilizado tem a designação "ReadSpeaker Navigator" e é comercializado pela empresa ReadSpeaker Portugal, cujo acordo de colaboração com o CERTIC para a promoção da acessibilidade da Internet Portuguesa está a viabilizar o estudo do interesse deste serviço.

Se pretender converter o texto em Braille para correspondência postal utilize o Marco Electrónico de Correio Braille.