Símbolo da Acessibilidade na Web  acessibilidade.net

Logotipo e ligação a CERTIC/UTAD

 Símbolo de Acesso  indicando que o  sítio  é capaz de comunicar com o utilizador através de linguagem falada Este sítio pode comunicar com o
utilizador através de um sintetizador de fala
Seminário/Workshop-Design_index
Cartaz do seminário e workshop: Design, Comunicação e Inclusão - com gráfico de som da palavra Design
         
PROGRAMA SEMINÁRIO WORKSHOP EXPOSIÇÃO INFORMAÇÕES INSCRIÇÃO
           
Seminário e Workshop - Design, Comunicação e Inclusão

De 29 e 30 de Abril de 2004 - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Vila Real

 

Seminário e Workshop_documentaçãoclicar aqui para aceder à documentação

 

Design Inclusivo, ou Universal é a concepção de espaços, produtos e serviços, utilizáveis com eficácia segurança e conforto pelo maior número de pessoas possível, independentemente das suas capacidades.

Assim formulado, este parece um objectivo consensual e evidente no trabalho dos projectistas... Será difícil encontrar um local ou objecto que utilizamos diariamente que não tenha sido pensado, desenhado, produzido ou construído por pessoas - técnicos, profissionais, especialistas – e para as pessoas que somos nós!

E no entanto...
• Não entendemos instruções dos aparelhos de vídeo ou televisão...
• Não conseguimos usar muitas funções dos telemóveis...alguns de nós, nem conseguem carregar naquelas teclas tão pequeninas!
• Por vezes não sabemos como chegar a uma repartição pública sem ajuda de um mapa... e muitas explicações na rua!
• Se temos uma idade mais avançada...nem sempre usar o Multibanco tão depressa como ele nos pede...
• E ainda...se por acaso não podemos usar as pernas e usamos uma cadeira de rodas.. não podemos subir degraus, chegar a muitas campaínha ou interruptores...e por isso, não podemos escolher uma casa qualquer...ir a um restaurante qualquer...visitar um amigo qualquer!
• Se por acaso não podemos ver, temos de pedir... que nos digam onde estamos ou como comprar um bilhete de autocarro ... mesmo que saibamos falar e ouvir...

Todos estes casos significam que não fomos incluídos...nas preocupações de quem pensou, desenhou, produziu, construiu ou comprou todos estes objectos, os impressos, os edifícios mais recentes!, as ruas...e enfim, todo o mundo em que queremos viver!

E então perguntaremos: “Quem é que fez isto?”

Resposta: Fomos nós. Todos.

É por isto que a Inclusão é hoje uma palavra de ordem...Implica garantir a todas as pessoas a oportunidade de viverem e serem autónomas, de gozarem dos seus direitos de cidadania... acessibilidade aos produtos, à envolvente, à informação ..o que, afinal, não é “nada de especial” ... e na maior parte dos casos, nem sequer é difícil!

Interessa e diz respeito a todos nós... aos nossos filhos, aos pais e avós, aos nossos amigos e conhecidos ...e exige, sobretudo, uma mudança de atitude.

Neste Seminário intitulado “Design, Comunicação e Inclusão” pretende-se fazer uma abordagem ao Design Inclusivo que contribua, em primeiro lugar, para essa mudança de atitude.

Pretendemos debater perspectivas multidisciplinares, que vão desde soluções que permitem ultrapassar algumas incapacidades sensoriais e auditivas, pelo uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, até formas de inclusão pelo desporto e jogo adaptados a pessoas com necessidades especiais. Apresentaremos projectos de produtos e equipamentos realizados de acordo com os princípios do Design Inclusivo e soluções para ensino de conceitos a crianças com baixa visão.

No Workshop, durante os dias seguintes, procuraremos encontrar soluções para concretizar - em ideias, produtos ou conteúdos - a sensibilidade que certamente resultará destes dias de  trabalho!

No final verificaremos como estes desafios se podem tornar tão estimulantes da criatividade e motores da inovação.

 

Design Inclusivo - Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Serviços e Ambientes clicar aqui para aceder ao manual EQUAL em pdf

Livros disponíveis na Hemerotecaclicar aqui para aceder ao manual EQUAL em pdf

Revistas disponíveis na Hemerotecaclicar aqui para aceder ao manual EQUAL em pdf

 

 

menumenu voltar à página inicialvoltar à página inicial

 

Para mais informações contactar - CERTIC|design