Rosana Glat

Curriculum em formato PDF

Currículo completo disponível em: http://www.cnpq.br/plataformalattes/index_novo.htm

Formação

Doutorado em Psicologia, com louvor, área de concentração em Psicologia da Cultura. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Título da tese: "Não somos diferentes das outras pessoas: a vida cotidiana de mulheres com deficiência mental contada por elas mesmas". Agosto de 1988.

Mestrado em Psicologia, área de especialização em Análise Aplicada do Comportamento para Portadores de Deficiência. Northeastern University, Boston,Mass., USA. Título da dissertação: "The use of a differential observing response to increase the effectiveness of the delayed-cue procedure". Dezembro de 1978.

Bacharelado em Psicologia, cum laude. University of the Pacific, Stockton, California, USA. Maio de 1975.

Atividades Actuais

Diretora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia na área de Educação Especial, da Faculdade de Educação da UERJ;

Membro do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro;

Consultora Ad-hoc do CNPq.

Experiências Profissionais Recentes, Mais Relevantes

Professor em tempo integral do Departamento de Estudos Específicos da Educação da Faculdade de Educação da UERJ, desde 1989, lecionando na graduação e pós-graduação, desenvolvendo e orientando pesquisas na área de Educação Especial.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UERJ (1992-1993; 1998-1999), e Vice-Coordenadora do Programa (1996-1997).

Produção Científica, como Autor ou Co-autor

Livros

Glat, R. e Duque, M. A. Convivendo com filho especial: o olhar paterno. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 2003 (prelo).

Muller, T. M. P. e Glat, R. Uma professora muito especial. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1999.

Nunes, L. R. P.; Glat, R.; Ferreira, J. R. & Mendes, E. G. Pesquisa em Educação Especial na pós-graduação. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1998.

Glat, R. e Freitas, R. C. Sexualidade e deficiência mental: pesquisando, refletindo e debatendo sobre o tema. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1996.

_______. A integração social dos portadores de deficiências: uma reflexão. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1995.

_______. Ser mãe... e a vida continua. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1993 (1ª ed.), 1994 (2ªed).

_______. Somos iguais a vocês: depoimentos de mulheres com deficiência mental. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1989.

Kadlec, V. P. S. e Glat, R. A Criança e suas deficiências: métodos e técnicas de atuação psicopedagógica. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1984 (1ª ed.), 1989 (2ª ed.).

Outras publicações recentes, mais relevantes

Ferreira, J. R. e Glat, R. Reformas educacionais pós-LDB: a inclusão do aluno com necessidades especiais no contexto da municipalização. In: Souza, D. B. e Faria, L. C. M. Desentralização, municipalização e financiamento da Educação no Brasil pós-LDB. Rio de Janeiro: DP& A, 2003 (no prelo)

Glat, R. e Nogueira, M. L. de L. Políticas educacionais e a formação de professores para a Educação Inclusiva no Brasil. Revista Integração, Brasília: MEC/SEESP, 14 (24), p.22-27, 2002.

_______. Capacitação de professores: pré-requisito para uma escola aberta à diversidade. Revista Souza Marques, vol. I, 16-23, 2000.

________. Inclusão total: mais uma utopia? Revista Integração, MEC – SEESP, 8 (20), 26-29, 1998.

_________. O papel da família na integração do portador de deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, 2 (4), 111-119, 1997.

Atividades de pesquisa mais recentes

“Panorama da Educação Inclusiva no Brasil: estudo diagnóstico e desafios” – projeto integrado UERJ / UNIMEP, Banco Mundial (2003).

“Análise das dissertações e teses sobre educação especial nos programas de pós-graduação em educação e psicologia” – projeto integrado UERJ/UNIMEP/UFSCar, financiado pelo CNPq (1996/2003) e FAPESP (2001/2002).

Indicadores de produtividade

1 livro e 1 capitulo de livro no prelo

7 livros e 7 capítulos de livros publicados.

23 artigos publicados em periódicos científicos especializados.

71 trabalhos apresentados em Congressos Científicos, com a publicação de 29 resumos e /ou trabalhos completos em anais.

32 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado orientadas.

7 relatórios de pesquisas concluídas