Escola Inclusiva
Acessibilidade para Todos

Quando um aluno com deficiência chega à escola encontra quase sempre barreiras físicas, sensoriais e organizacionais, que lhe impedem o acesso à sala, à leitura de um texto com autonomia, às tecnologias digitais, a um currículo adaptado. A escola supostamente para todos tem dificuldades em tornar-se uma escola inclusiva, apesar da dedicação e boa vontade dos professores e funcionários.

De facto, todos apresentamos algum tipo de desajustamento em relação à norma, seja em termos sociais, motores, do tipo de inteligência predominante, dos estilos de aprendizagem preferenciais, das capacidades preponderantes.

Além destes factores de exclusão já de si difíceis de ultrapassar, conseguimos ainda criar uma série de factores adicionais de exclusão: factores do meio ambiente (o percurso do aluno até à escola, as ruas, o meio de transporte), do edifício escolar, do mobiliário, do material didáctico, do equipamento de informática, das ajudas técnicas necessárias.

Cientes embora da extensão do assunto e das suas múltiplas facetas, vamos, neste artigo focar-nos apenas em algumas ajudas técnicas (software e hardware) que podem contribuir para uma maior inclusão do cidadão com necessidades especiais.

Este assunto encontra-se amplamente tratado no estudo “Educação inclusiva no Brasil”, coordenado pela CNOTINFOR e financiado pelo Banco Mundial. O estudo completo está acessível em www.cnotinfor.pt/inclusiva.

Ajudas TÉcnicas para a Comunicação

Software

Muitas pessoas têm dificuldade em utilizar a fala ou mesmo o texto escrito como forma de comunicação. A comunicação através de símbolos é uma alternativa adequada em muitos casos. Software especial pode converter texto em símbolos e em voz; ou converter símbolos em texto e em voz. Podem assim usar-se quadros de comunicação adaptados às mais diversas situações, inclusive à comunicação através de correio electrónico.

Escrita Com Símbolos

O Escrita Com Símbolos é um software que incorpora diversas ferramentas que têm como finalidade facilitar a aprendizagem da literacia de pessoas com dificuldades de comunicação e o trabalho do educador na organização de actividades.

O processador de símbolos é um processador de texto que associa uma imagem ou símbolo a palavras que sejam escritas pelo utilizador. Além disso, o utilizador pode, a qualquer momento, ouvir tudo o que escreveu, através de um sintetizador de voz (em português europeu) incorporado no programa.

Correio Electrónico - InterComm

O InterComm é um programa de correio electrónico pictográfico indicado para pessoas com dificuldades de acessibilidade, dificuldades motoras, ou com dificuldades na utilização da escrita.

Hardware

Ao nível do hardware há uma série de periféricos alternativos aos periféricos convencionais.

Teclados de Conceitos

Os teclados de conceitos constituem uma alternativa à forma convencional de inserir informação no computador, substituindo o teclado e/ou o rato. São extremamente úteis para crianças mais novas, para aprendizes com necessidades educativas especiais e para utilizadores com dificuldades na utilização do teclado convencional.

Comutadores ou Switches

Os comutadores ou switches, que podem ser de pressão variável, constituem um acesso alternativo ao teclado e ao rato, para utilizadores com dificuldades ao nível da acessibilidade motora.

 

Emuladores de Rato

O Roller Trackball (rato de bola) e o Roller Joystick constituem outra alternativa ao rato convencional

O apontador de cabeça é um aparelho que torna possível o acesso ao computador por meio de um pequeno transmissor que se coloca na cabeça (numa bandolete). Permite que simples movimentos de cabeça simulem no ecrã acções realizadas pelo rato.

 

Mais informação em:

www.cnotinfor.pt

www.cnotinfor.pt/inclusiva/